Histórico do SAAE em Catu – Bahia
O SAAE, entidade autárquica municipal, foi criado pela Lei Municipal de n° 08 de 09 de novembro de 1963, cujo objetivo é criar, projetar e executar projetos relacionados à engenharia sanitária e abastecimento de água em caráter exclusivo. Se tratando de uma entidade pública com personalidade jurídica própria a mesma foi criada dispondo de autonomia econômica, financeira e administrativa, todavia durante mais de 30 anos esteve submetida à administração da Fundação de Serviços de Saúde Pública – FSESP, hoje Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
Antes da criação do SAAE, a cidade de Catu era abastecida por Chafarizes e fontes particulares, cuja coleta e transporte era realizada pela Petrobrás para abastecer seus funcionários e pela comunidade catuense.
A implantação do projeto de abastecimento de água da cidade ocorreu em 1963 com captação no rio Una, através de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal, FSESP (hoje FUNASA), que só entrou em operação em 1964, devido à indícios de poluição naquelas águas onde foi necessário adotar providencias no sentido de revitalizar seu afluente. Esse Sistema a princípio abastecia os bairros de Boa Vista, Comércio e Rua Nova.
Na década de 1970, foi criado um Sistema para atender os bairros da Rua Nova, Comércio e Santa Rita, com a perfuração de poços artesianos situados na fazenda Santa Rita, ficando assim, a cidade de Catu com dois Sistemas de água independentes, sendo o Sistema do Rio Una abastecendo os bairros de Boa Vista, Pioneiro, Planalto I e II e o Sistema da Santa Rita referidos anteriormente.
O SAAE durante cerca de 28 anos captava água do Rio Una para abastecimento da comunidade catuense, sendo que em meados de 1992 se deu início ao projeto para criação e implantação de poços tubulares profundos na Fazenda Riachão, onde foram construídos 11 poços, e assim em 1995 todo sistema de captação de água de Catu era por poços artesianos.
Em meados de 1998, a FUNASA encerrou o convênio de administração do SAAE, e a Prefeitura Municipal passou a gerir de fato a Autarquia.
Conheça também a Nossa Lei de Criação